Startup precisa registrar marca?

O registro de marca é essencial para manter a segurança do novo negócio.

A marca é um dos mais importantes aspectos de qualquer empreendimento, independentemente de sua área de atuação.

Startups são empresas (ou “conceito de empresas”), geralmente ainda não formalizadas, que surgem a partir de uma ideia, ou melhor, um ideal.

Porém, quem costuma estar por trás de uma startup, preocupa-se apenas em criar as condições necessárias para atrair investidores, mas nem sempre o registro da marca e das patentes estão no topo de prioridades.

E esse é um grande erro! Tão importante quanto o site e a apresentação formalizada de seu negócio, por exemplo, é garantir que ninguém mais possa usar a ideia na qual se trabalhou tanto tempo.

É muito mais difícil para investidores apostarem em novos negócios. Colocar dinheiro em algo que ainda não é garantia de retorno é um grande risco. Portanto, ter o registro da marca reduz esse risco e se torna um diferencial.

Logo, o primeiro passo é fazer o registro da marca (ou patente…ou programa de computador – nesse artigo centramos em marcas) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Uma boa dica é procurar empresas ou outras pessoas que são especializadas no assunto e que já conhecem todos os procedimentos a serem realizados, poupando o empreendedor de um desgaste emocional e até mesmo de perder tempo e dinheiro caso o pedido seja rejeitado, por falta de conhecimento (o INPI é um órgão extremamente burocrático!).

Gostou desse artigo? Então curta, compartilhe com seus contatos!

 

Giordano Bruno

Especialista em Propriedade Intelectual e Proteção de Dados